quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O passageiro ao lado


“Eu ouvi dizer que as pessoas entram nas nossas vidas por um motivo”. Um dia desses me peguei ouvindo essa frase que está em um trecho do musical Wicked, da Broadway. Por um instante, parei para pensar nisso. Essa frase envolve tantos conceitos que fica até difícil se posicionar a respeito do que ela afirma.

Você acredita em destino? Já estamos fadados a seguir uma trajetória em nossas vidas? Nós somos os responsáveis em fazer a nossa própria história? Qual a participação de Deus em tudo isso? Pois é. Não é tão simples quanto parece.

Particularmente, não sei até onde posso concordar ou discordar da afirmação transcrita acima. São tantas as coisas que acontecem oportunamente conosco que não conseguimos nem chegar perto de uma explicação plausível. Mas talvez eu possa dizer que Deus coloca as pessoas certas em nosso caminho e, como em um acordo mútuo, ambas decidem se querem ou não seguir lado a lado.

A vida é uma viagem bem longa e percebi que trilhar este caminho sozinho não é tão agradável. É como uma grande volta de ônibus, onde as pessoas sentam-se e levantam-se ao nosso lado. Cada uma trazendo ou levando algo consigo. Talvez seja interessante compartilhar com a pessoa ao lado a sua bagagem e também descobrir o que ela tem a mostrar.

Pode ser que a nossa parada chegue antes do que a da outra pessoa. Pode ser quer ela tenha que nos deixar após alguns muitos pontos de figurinhas trocadas. Ou então, por uma feliz coincidência, ambos deixem o veículo juntos, no ponto final.

Por mais que alguns jamais consigam definir o seu destino, é seguro afirmar que se todos estão na estrada é porque, cedo ou tarde, vão chegar a algum lugar. Todo mundo quer concluir sua aventura em um belo lugar que faça a distância percorrida ter valido a pena. Todos querem cruzar a linha de chegada e serem recebidos com um prêmio digno de um campeão.

Acho que talvez seja solitário observar tantos cenários e personagens passando diante de  seus olhos e não poder dividir aquilo tudo com alguém. Do que adianta “chegar lá” se não houver ninguém junto a você para compartilhar o momento? 

O mais interessante é que todos começamos as nossas jornadas sozinhos e, em algum ponto, encontramos aqueles que estão indo para uma mesma direção. Estes andarilhos da estrada passaram por lugares que nunca havíamos estado, compartilharam coisas com outros mais que nunca havíamos nos relacionado. E, quando menos esperamos, durante súbito instante... Perguntamos-nos: “Será que continuar reto é realmente melhor? Talvez eu deva pegar a via alternativa no próximo quilômetro”.

É engraçado! O caminho que era dado como o mais correto acaba se transformando em contramão, as atitudes que tínhamos como incontestáveis tornam-se duvidosas. É claro que devemos confiar em nosso julgamento acima de tudo, mas eu acredito que seja extremamente válido considerar o que o andarilho ao lado tem a nos contar. Talvez o depoimento de quem já passou por onde pretendemos passar seja válido.

Aos grandes transeuntes da minha vida, eu só tenho a agradecer. De uma maneira bem peculiar, sempre pude extrair o melhor de todos e adicionar novas rotas ao meu itinerário de bordo. Minha mala de viagens está cheia de recordações e aprendizados que, em momento algum, são um peso a ser levado pelo caminho. São um presente.

4 comentários:

William Luz disse...

Nas pequenas viagens que tenho feito com você, pude 'roubar' muito de suas sacolas de viagem.
São coisas boas, admiráveis.

:)

| Duílio Castro disse...

Eu embarquei nessa aventura há algum tempo... E você é, de longe, uma das MELHORES pessoas com as quais eu poderia dividir a poltrona.

P.S.: E obrigado por ser gentil e altruísta o bastante para me deixar, na maioria do trajeto, ficar na janela. As jornadas ao seu lado, e nesse sentido, me conduzem, sempre, a lugares excepcionais!

:')

Thiago Carmo disse...

William Luz, seu sacoleiro.

Ainda que eu não tenha produtos tão bons quanto eu gostaria para compartilhar, agradeço muito o seu apreço e me sinto feliz por ter a chance de entrar no mesmo ônibus que você.

Obrigado!

Thiago Carmo disse...

Graças a você, Du, eu descobri que fazer o contorno pela via principal tem muito mais vantagens do que eu poderia imaginar. Obrigado por estar junto a mim nas muitas aventuras que tenho tido nos últimos tempos!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

Copyright © 2010 Guarda-Chuva | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki